segunda-feira, 28 de outubro de 2013

VINÍCIUS DE MORAES

Se estivesse vivo, em 19 de outubro, o “poetinha”  teria completado 100 anos de idade.

Mesmo que pareça um pouco extenso, leia o poema até o final: para mim, é um dos mais lindos dentro da literatura brasileira contemporânea.

 Para Viver um Grande Amor


Para viver um grande amor, preciso é muita concentração e muito siso, muita seriedade e pouco riso - para viver um grande amor.
Para viver um grande amor, mister é ser um homem de uma só mulher; pois ser de muitas, poxa! é de colher... - não tem nenhum valor.
Para viver um grande amor, primeiro é preciso sagrar-se cavalheiro e ser de sua dama por inteiro- seja lá como for. Há que fazer de corpo uma morada onde clausure-se a mulher amada e postar-se de fora com uma espada - para viver um grande amor.
Para viver um grande amor, vos digo, é preciso atenção como o "velho amigo", que porque é só vos quer sempre consigo para iludir o grande amor. É preciso muitíssimo cuidado com quem quer que não esteja apaixonado, pois quem não está, está sempre preparado para chatear o grande amor.
Para viver um grande amor, na realidade, há que compenetrar-se da verdade de que não existe amor sem fidelidade - para viver um grande amor. Pois quem trai seu amor por vaidade é desconhecedor da liberdade, dessa imensa, indizível liberdade que traz um só amor.
Para viver um grande amor, il faut, além de ser fiel, ser bem conhecedor de arte culinária e de judô - para viver um grande amor.
Para viver um grande amor perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito - peito de remador. É preciso olhar sempre a bem-amada como a sua primeira namorada e sua viúva também, amortalhada no seu finado amor.
É muito necessário ter em vista um crédito de rosas no florista - muito mais, muito mais que na modista! - para aprazer ao grande amor. Pois do que o grande amor quer saber mesmo, é de amor, é de amor, de amor a esmo; depois, um tutuzinho com torresmo conta ponto a favor... Conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões , sopinhas, molhos, estrogonofes - comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica e gostosa farofinha, para o seu grande amor?
Para viver um grande amor é muito, muito importante viver sempre junto e até ser, se possível, um só defunto - para não morrer de dor. É preciso um cuidado permanente não só com o corpo mas também com a mente, pois qualquer "baixo" seu, a amada sente - e esfria um pouco o amor. Há que ser bem cortês sem cortesia; doce e conciliador sem covardia; saber ganhar dinheiro com poesia - para viver um grande amor.
É preciso saber tomar uísque (com o mau bebedor nunca se arrisque!) e ser impermeável ao diz-que-diz-que - que não quer nada com o amor.
Mas tudo isso não adianta nada, se nesta selva escura e desvairada não se souber achar a bem-amada - para viver um grande amor.

Texto extraído do livro "Para Viver Um Grande Amor", José Olympio Editora - Rio de Janeiro, 1984, pág. 130.

 

                        

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Estágio Agropecuária na Alemanha

E-mail recebido da Casa da Memória. Achei importante compartilhar.

Olá amigos.
Comunicamos que estão abertas as inscrições para Estagio na Agropecuária da Alemanha até o dia 06-12-2013. Maiores informações e ficha de inscrição anexa.
Att.
Agostinho T. Melchiors             
AEE - Associação dos Ex-Estagiários 
do Oeste de Santa Catarina.                      
Rua: Monteiro Lobato, 293                       
898885-000 São Carlos SC                          
Fone (49) 3325-4267 ou 9128-9214 ou 9952-1633         
atmelchiors@hotmail.com                      


ENEM: ESTÁ CHEGANDO A HORA.




Sabemos que a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma ferramenta indispensável para nossos alunos. Afinal, o Enem é porta de acesso a inúmeras universidades públicas, bem como, a importantes programas de Governo, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Ciências Sem Fronteiras e, mais recentemente, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
Considerando que a produção textual sempre amedronta e desafia qualquer prestador de provas, tentarei esclarecer alguns pontos para facilitar na hora da produção e organização do texto.
A prova de redação exigirá do aluno a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se  às “competências”. Nessa redação, o aluno deverá defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes, estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Por fim, deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

Competências que serão avaliadas na redação:
1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Como será atribuída a nota à redação?
Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 (mil) pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas por dois avaliadores.

E QUAL O PAPEL DA LEITURA NO ENEM?
            A habilidade de leitura será fundamental para realizar a prova com êxito: concentrar-se, ler com atenção e descobrir o que está explícito e o que está nas entrelinhas. Estes pontos devem ser observados em todas as questões, não somente nas de Língua Portuguesa. A interpretação será o maior aliado, nestes casos.
Para um bom desempenho, antes de escrever a redação, faça uma leitura cuidadosa da proposta apresentada, dos textos motivadores e das instruções, a fim de que possa compreender perfeitamente o que está sendo solicitado. O tema de redação vem sempre acompanhado, na proposta, de textos motivadores. Em geral, são textos em linguagem verbal e em linguagem não verbal (imagem) que remetem ao tema proposto a fim de orientar sua reflexão.
Assim, para elaborar uma redação de qualidade, você deve:
a) ler com bastante atenção o tema proposto e observar a tipologia textual exigida (texto dissertativo-argumentativo);
b) ler os textos motivadores, observando as palavras ou os fragmentos que indicam o posicionamento dos autores;
c) identificar, em cada texto motivador, a tese e os argumentos apresentados pelos autores em defesa de ponto de vista;
d) refletir sobre o posicionamento dos autores dos textos motivadores; e
e) ler atentamente as instruções apresentadas após os textos motivadores.

            O texto deve ser redigido de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, observando: concordância, coesão, acentuação gráfica ( se você decidir usar a ortografia proposta no novo acordo deverá fazê-lo em todo texto. Ou, se preferir, poderá utilizar a ortografia atual), grafia das palavras, pontuação e  adequação vocabular. Em suma, demonstrar domínio do código escrito. O texto definitivo deverá ser escrito à tinta, (caneta preta, transparente) na folha própria, em até 30 (trinta) linhas. O título é opcional e não conta no número de linhas exigido. A redação com até 7 (sete) linhas seria considerada “insuficiente” e receberá nota 0 (zero). Também será atribuída nota 0 (zero) à redação que fuja ao tema ou à tipologia textual proposta ou que apresente proposta de intervenção desrespeitando os direitos humanos.

                                                                 Boa prova a todos!!!

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

OFICINEM III

Como previsto, ocorreu nesta sexta-feira o Oficinem, desenvolvido por bolsistas do curso de Letras da Universidade Federal Fronteira Sul-Chapecó. As oficinas foram trabalhadas no período matutino e vespertino na Câmara Municipal dos Vereadores.
A todos que participaram, obrigada.

 Seguem algumas fotos do encontro:














quinta-feira, 17 de outubro de 2013

OFICINEM II

Queridos alunos e demais inscritos do Oficinem:

O local para realização da oficina será a Câmara dos Vereadores. Levem um bloco de anotações e caneta.
Será entregue a todos os participantes uma apostila com o conteúdo revisado. Horário: 8h30 às 11h30 - 13h30 às 16h30.

A todos nós um ótimo trabalho.
 Aproveitemos, pois o tempo urge!
Abraço,
Até amanhã.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

OFICINEM

 A escola estará desenvolvendo uma atividade na área da Língua Portuguesa com a UFFS nesta sexta-feira, dia 18.

A Universidade Federal da Fronteira Sul realiza oficinas de revisão dos conteúdos da Língua Portuguesa, redação e literatura, como preparação para a prova do ENEM: é o Oficinem. A iniciativa é do Programa de Educação Tutorial (PET) - Assessoria Linguística e Literária da UFFS.
De acordo com a prof. Tutora do PET, Mary Stela Surdi, o objetivo dessa atividade é oferecer aos estudantes do ensino médio das escolas da rede pública a possibilidade de complementarem os estudos realizados em sala de aula, instrumentalizando-os com informações e dicas que possam contribuir para qualificar o seu desempenho nas provas de língua, literatura e redação.

Estão convidados todos os alunos formandos e demais que prestarão o Enem/2013.

Horário: Matutino ( 8h30 às 11h30)
             Vespertino ( 13h30 às 16h30)
Local:  EEB Cardeal Arcoverde (conforme o nº de confirmações, o local poderá ser outro. Avisaremos )



sexta-feira, 11 de outubro de 2013

LER PARA AS CRIANÇAS: ISSO MUDA O MUNDO!!!











 Durante a semana da crianças vários eventos aconteceram para comemorar a data. A contação de histórias não podia faltar. A história contada" Bruxa, Bruxa, venha à minha festa" é excelente, pois faz os ouvintes interagirem.


 " Uma garota pede para que toda a sorte de seres assustadores compareçam a sua festa. E lá vão Bruxa, Gato, Espantalho, Coruja, Árvore, Duende, Dragão, Pirata, Tubarão, Cobra, Unicórnio, Fantasma, Babuíno, Lobo e... epa! Chapeuzinho Vermelho? Uma história diferente e criativa que mostra a fidelidade da amizade infantil."


Dia das Crianças! Todos os dias é dia das crianças... Pureza, sinceridade, olhar livre de maldades... É uma grande pena que as crianças sejam tão cedo levadas ao mundo dos adultos. Eu queria que fosse o contrário: que nós adultos imergíssemos no mundo infantil. Onde foi que perdemos o olhar puro, o sentimento sem maldade, a verdade dita sem ofensa?

Carlos Drummond em seu poema " Canção Amiga", diz:

" Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças."


Realmente, as crianças teriam que adormecer, pois os homens/adultos teriam que ouvir muitas verdades que os pequeninos não precisariam compartilhar. 
                                                               


A todas as crianças do município, em especial às  crianças,  alunos e alunas, desta escola e a todos os adultos que conservam sua criança interior bem viva:  FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!!!

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

PROFESSOR: ANJO DA GUARDA

Quando escrevi a matéria para o jornal esta semana, eu sabia que tinha que escrever sobre o professor. A dúvida, porém, pairou na forma de como eu ia abordar este tema: ofensiva, indignada, encantada, esperançosa, feliz... Fiz da forma que achei mais merecida: escrevi com o coração. Não vou reproduzir aqui o texto. Aqui vou deixar a letra da música " Anjos da Guarda" de Leci Brandão. Para mim é um hino.



" Professores
Protetores... das crianças do meu país
Eu queria, gostaria
De um discurso bem mais feliz
Porque tudo é educação
É matéria de todo o tempo
 Ensinem a quem sabe de tudo
A entregar o conhecimento
 Na sala de aula
É que se forma um cidadão
Na sala de aula
Que se muda uma nação
Na sala de aula
Não há idade, nem cor
Por isso aceite e respeite
O meu professor
 Batam palmas pra ele
Batam palmas pra ele
Batam palmas pra ele que ele merece! "

Um feliz dia do professor a toda esta classe de anjos da guarda: por um país melhor, por uma cidade melhor, por uma vida melhor!!!!!

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SÃO FRANCISCO DE ASSIS



São Francisco de Assis
“ Comece fazendo o que é necessário,
 depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível.”

Considero bem oportuna esta frase de São Francisco de Assis para o dia de hoje, uma vez que comemoramos o seu dia e o dia Mundial dos Animais. . E oportuna, também, uma vez que a Associação Protetora dos Animais  de São Carlos é denominada São Francisco de Assis! Acredito que se cada um de nós fizer uma pequena parte, juntos estaremos fazendo o impossível. Como diz, também, a canção: “ Não adianta ir na igreja rezar e fazer tudo errado. Você quer aprender as coisas olhando de lado? “ É, esse santo nos deixou uma grande lição: somente rezar de nada adianta, precisamos de atitude. Auxiliar a Associação é uma destas atitudes.
Parabéns aos idealizadores, colaboradores e à clínica “Amigo Bicho” pelo excelente exemplo.
Bem, aos devotos deste santo não quero decepcionar, pois a oração em si só já possui um poder excepcional, mas a ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO atribuída a este santo, infelizmente, não é de sua autoria.
Leiam o que segue:
        “Segundo pesquisas feitas por historiadores, São Francisco de Assis, não foi o autor da oração. O verdadeiro nome dessa oração é “ Oração da Paz”. Dentre os quatrocentos a quinhentos manuscritos examinados para a edição crítica dos escritos de Francisco de Assis, a famosa oração não foi encontrada. Muitas perguntas foram feitas:
Quem lhe conferiu a condição de ser o autor da Oração da Paz ?
Quem a criou ?
Porque o anonimato do autor?
A pesquisa histórica realizada, exaustivamente, pelo professor Christian Renoux remonta para o ano de 1912, momento histórico em que ela apareceu, pela primeira vez, em uma pequena revista local da Normandia, na França.
Pouco tempo depois da publicação da “Oração da Paz”, em Roma, um franciscano, Visitador da Ordem Terceira Secular de Reims, na França, mandou imprimir um cartão, tendo, de um lado, a figura de Francisco de Assis e, do outro, a referida oração, com a indicação da fonte: Souvenir Normand. No final, uma pequena frase, dizia: “essa oração resume os ideais franciscanos e, ao mesmo tempo, representa uma resposta às urgências de nosso tempo.”
Christian Renoux demonstra então como começou, equivocadamente, a atribuição a São Francisco de Assis. Foi através de um impresso “da imagem de Francisco”, em Reims, na França, logo após a guerra de 1914-18, por iniciativa do capuchinho, Pe. Benoît. Por volta de 1925, a oração começa a ser difundida em ambientes protestantes da França. Nesse mesmo ano, um oficial protestante alsaciano adota a oração como texto oficial do seu movimento e a publica no Boletim dos Cavaleiros da Paz, difundindo-a, a seguir, por todos os meios possíveis.
Um cartão postal, impresso com o texto da oração, em 1927, a intitula “Oração dos Cavaleiros da Paz”. Na Inglaterra, a difusão começou entre os anglicanos, que a publicaram, pela primeira vez, em 1936, intitulando-a “A prayer of Saint Francis”. Em 1968, o luterano alemão Frieder Schulz publica um longo artigo sobre a história da oração, descartando sua origem franciscana.
Em 1996, nos Estados Unidos, o Pe. Regis Armstrong traduz e publica, na revista franciscana de New York, os artigos já mencionados de Willibrord, Schulz e Poulenc, para desfazer o equívoco da atribuição a São Francisco.” ( Jorge Hessen

Portanto, pelo exposto, acredito que realmente Francisco de Assis não é o autor da “Oração da Paz”, equivocadamente, conhecida como “Oração de São Francisco”.


 “ Fé Raciocinada !!!
Não tenhamos uma Fé Cega, não podemos acreditar em tudo que nos dizem.
Por isso a recomendação "Amai-vos e Instruí-vos".
 Só conseguiremos ter uma Raciocinada através do estudo.
 Estude e saberá quando está sendo enganado,
 seja pelo ser humano ou por um "(espírito)".