segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Compartilhando uma emoção...


Da mesma forma que amo a literatura e filmes, tenho uma outra paixão: boa música. Mas música boa, literalmente falando. Curto Santana, Queen, Pink Floyd, Joe Cocker, Withney Houston, Titãs, Legião Urbana, Osvaldo Montenegro, Marisa Monte... entre outros. Porém, na música sertaneja, para mim, existe somente uma dupla, única e inigualável: Chrystian e Ralf. Tive o grande prazer de poder assistir ao seu show, no sábado passado, 28, em Guaraciaba. Se chorei? Do início ao fim. Gritei? Adoidadamente. Emocionei? O tempo todo. A banda que acompanha a dupla é espetacular e o repertório escolhido é uma retrospectiva desde  83, quando começaram a fazer sucesso. Famosa pelo som agudo de suas canções, é reconhecida como a Dupla mais afinada do Brasil. Em 1993, Chrystian & Ralf fizeram a turnê Viajantes da Canção para mostrar que a dupla não cantava apenas música sertaneja, pois na turnê cantavam ópera, passando por Elis Regina e Dalva de Oliveira.
Chrystian e Ralf já lançaram 17 álbuns. Ganharam 15 discos de ouro, 09 de platina e 03 de diamante. Com isso soma-se mais de seis milhões de discos vendidos somente no Brasil.
  Em 2005, a dupla Chrystian & Ralf lançou um audacioso projeto antipirataria desenvolvido e aprimorado por Ralf durante dois anos. Um novo formato para a gravação de CDs e DVDs, o SMD (Semi Metalic Disc), que reduz consideravelmente o preço final do produto para o consumidor, e que conta com o apoio dos Ministérios da Cultura e da Ciência e Tecnologia. Raras foram as vezes em que pudemos ver um artista buscando soluções e se posicionando com tanta seriedade e consciência sobre o grave problema da pirataria como Ralf fez. O SMD "Chrystian & Ralf", com as canções: Com Você, Canalha e Minha Vida sem você, foi o lançamento de estreia da nova tecnologia.
                 Durante o show, Chrystian, declamou o poema abaixo:
 "Eu nasci livre
 entre as árvores que crescem livres
 buscando o céu
e quero morrer tal como eu sempre vivi:
 livre e feliz.
 Quando eu for,
 minha alma será uma palma
 movendo-se com o vento
 ao ritmo de uma canção
 para ensinar aos que ficam
 que nem a força do vento
 pode destruir um ideal."
 


                       Bem, somente não consegui ir ao camarim. Mas não tem problema: esse foi o primeiro entre vários shows que irei. Obrigada amiga Maria Odete, por compartilhar e compreender tão bem esta loucura do sonho: você fez parte dele e esteve lá comigo.
Bem, resta dizer que vale a pena ouvir a discografia desta dupla.
E aos professores colegas da minha área, Língua  Portuguesa, vai a sugestão da música " Tião", perfeita para trabalhar a tipologia textual da descrição e narração, quase sempre emarranhadas no mesmo texto.

 Só posso dizer uma frase do meu poeta favorito, Fernando Pessoa, para expressar meu sentimento: que realmente " tudo vale a pena quando a alma não é pequena." E retomando uma frase de Paulo Coelho, que usei durante muitos anos: "Sonhos dão Trabalho!" Dão mesmo, mas acompanhados de uma boa dose de paciência e persistência, eles são uma lição para a alma e um milagre da vida. Tenho paciência e persistência e sei esperar como ninguém: Tudo vem a seu tempo, nem antes, nem depois: na hora exata.
 A prova está no que vivi assistindo a este show.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

FIQUE POR DENTRO DA NOSSA HISTÓRIA ...

A Biblioteca deste educandário tem o nome " Olavo Bilac", numa clara homenagem a este poeta parnasiano brasileiro. Quando ainda era chamada de " Escola Normal", dirigida pelas irmãs da Congregação Notredame, foi-lhe atribuído este nome numa votação feita pelas dirigentes. Era de praxe escolher-se nomes de personalidades de renome nacional, que tivessem algum reconhecimento em alguma área específica ou em várias, como era costume entre os estudiosos deste período.
Quem foi Olavo Bilac?
Olavo ( Braz Martins dos Guimarães) Bilac nasceu no Rio de Janeiro em 16 de dezembro de 1865; faleceu na mesma cidade em 28 de dezembro de 1918. Cursou a faculdade de medicina até o 4º ano, quando desistiu para fazer direito. Sem vocação também para a carreira jurídica, abandonou o curso alguns meses depois e passou a se dedicar ao jornalismo e à literatura. Participou da vida política do país, patrocinando campanhas cívicas, como a do serviço militar obrigatório. Criou na Academia Brasileira de Letras a cadeira nº 15, que tem como patrono Gonçalves Dias.
Bilac é o mais popular representante da chamada tríade parnasiana, da qual fazem parte ainda Raimundo Correia e Alberto de Oliveira. impregnado pelo humanismo clássico, foi adepto do " culto da forma". Para ele, a beleza era um ideal supremo, uma deusa cujo " templo augusto" não podia ser profanado, Essa obsessão formal levou-o a especular sobre os limites da palavra para traduzir as angústias e perplexidades humanas. [... ]  " O PENSAMENTO FERVE, E É UM TURBILHÃO DE LAVA:/ A FORMA, FRIA E ESPESSA, É UM SEPULCRO DE NEVE..."  escreveu.
[...] Opondo-se ao romantismo, escola literária que antecedeu o Parnasianismo, que revestem a mulher de transcendência e impossibilidade,  Olavo opta por um sensualismo de fundo pagão. Nessa perspectiva humana e terrena desfaz-se a noção de pecado, pois " mais eleva o coração do homem/ Ser de homem sempre e, na maior pureza,/ Ficar na terra e humanamente amar." A postura antirromântica não impede que vez por outra ele cultive as suas " cismas" impregnadas de nostalgia, das quais não está ausente o sentimento de culpa.  ( Chico Viana, In: revista Língua/set.2013)
                                                             
        
                                           
Remorso
Às vezes, uma dor me desespera...
Nestas ânsias e dúvidas em que ando.
Cismo e padeço, neste outono, quando
Calculo o que perdi na primavera.

Versos e amores sufoquei calando,
Sem os gozar numa explosão sincera...
Ah! Mais cem vidas! com que ardor quisera
Mais viver, mais penar e amar cantando!

Sinto o que desperdicei na juventude;
Choro, neste começo de velhice,
Mártir da hipocrisia ou da virtude,

Os beijos que não tive por tolice,
Por timidez o que sofrer não pude,
E por pudor os versos que não disse!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

PARA REFLETIR...

" [...] ESCUTAR É TAMBÉM NÃO INTERROMPER AS PESSOAS QUANDO ELAS NÃO FALAM NA VELOCIDADE QUE A GENTE GOSTARIA OU COM A CLAREZA QUE A GENTE DESEJARIA E, PRINCIPALMENTE, QUANDO ELAS NÃO DIZEM O QUE A GENTE PENSAVA QUE DIRIAM [...]
ESCUTAR É ESPERAR O TEMPO QUE CADA UM TEM DE FALAR - E DE SILENCIAR."
                                                     (  Eliane Brum - In: Na Ponta do Lápis/ago 2013)

" LER É INTEIRAR-SE DE OUTRAS PROPOSIÇÕES,
 É CONFRONTAR-SE COM OUTROS DESTINOS,
 É TRANSFORMAR-SE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELO OUTRO E REFERENDADA PELO FRUIDOR. [...] "
                                                    (  Bartolomeu Campos de Queirós - idem)

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

LEITURA VIRTUAL



PARA MIM, NADA MELHOR QUE SENTIR O LIVRO NAS MÃOS..., NO ENTANTO, COMPREENDO QUE AINDA O LIVRO É DE UM CUSTO MUITO ALTO E COM A ERA DA INFORMATIZAÇÃO MUITOS OPTAM PELA LEITURA VIRTUAL.
SEGUEM  15 SITES PARA BAIXAR LIVROS GRATUITAMENTE.

BOA LEITURA.


1. Universia – Reúne mais de 1000 arquivos, incluindo biografias de cineastas, textos científicos sobre comunicação e clássicos da literatura universal.

2. Open Library – Projeto que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download. Podem ser encontrados livros em cerca idiomas.

3. Brasiliana – O site da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza cerca de 3000 mil livros para download de forma legal. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens.

3. Blog Midia8 – Página reúne mais de 200 links de livros sobre comunicação em português, inglês e espanhol para ler online e fazer download.

4. Casa de José de Alencar – A Biblioteca Virtual do site do pai do romance brasileiro disponibiliza para download gratuito 14 de suas obras, incluindo romances e peças de teatro.

5. Read Print – Essa espécie de livraria virtual oferece mais de 8 mil títulos em inglês para estudantes, professores e entusiastas de clássicos.

6. Biblioteca Digital de Obras Raras – O site idealizado pela Universidade de São Paulo (USP) é direcionado a pesquisadores. Oferece mais de 30 obras completas em diferentes idiomas.

7. Portal Domínio Público - Biblioteca virtual criada para divulgar clássicos da literatura mundial, oferece download gratuito de mais de 350 obras.

8. Saraiva – A rede de livrarias disponibilizou recentemente 148 livros para download em PDF gratuito. O leitor precisa apenas fazer um cadastro e baixar o aplicativo de leitura para ter acesso ás obras.

9. Biblioteca Nacional de Portugal – Entre os destaques do portal está um site dedicado do escritor José Saramago. Nele, estão disponíveis manuscritos do autor.

10. Machado de Assis – Criado pelo MEC, o site do escritor oferece sua obra completa – em pdf ou html – para leitura online. Estão lá crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.

11. Biblioteca Mundial Digital – Oferece milhares documentos históricos de diferentes partes do mundo. Multilingue, o material está disponível para leitura online.

12. Dear Reader – Esse é um clube virtual que envia por e-mail trechos de livros. Após o cadastro, o usuário passa a receber diariamente um trecho, cerca de dois a três capítulos de livros.

13. eBooks Brasil – Oferece livros eletrônicos gratuitamente em diversos formatos.

14. Projeto Gutenberg – Tem mais de 100 mil livros digitais que podem ser baixados e lidos em diferentes plataformas eletrônicas.

15. Unesp Aberta - Criado pela reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita”, o site disponibiliza material pedagógico gratuitamente. Desenvolvidos para os cursos da universidade, o material está aberto s para consulta em diversos formatos.

Fonte: Catraca Livre.

ASSISTA: VALE A PENA!!!!

Quem convive comigo, seja da família, amigo/amiga,  colegas de trabalho ou  alunos, conhecem a minha paixão pela literatura e por filmes. Leio vários gêneros ao mesmo tempo e assisto a diferentes filmes, até porque, só posso formar uma opinião e argumentar se tenho conhecimento de causa.

Hoje quero compartilhar um filme indiano ( outra paixão que tenho: a cultura e religiosidade indiana), lançado em 2007.

É um filme emocionante, bem feito e que vale a pena ser visto por toda a família.

 Como Estrelas na Terra

  “Como Estrelas na Terra – Toda criança é especial” (“Taare Zameen Par – Every child is special”)
 O filme conquistou uma legião de admiradores na Índia e no mundo, recebendo os prêmios de melhor filme e melhor ator pela crítica, além do prêmio de melhor direção para Aamir Khan e de melhor letra de música pelo Filmfare Awards.

“Como Estrelas na Terra” revela extrema sensibilidade e consegue captar a magia do universo infantil, mostrando que crianças são crianças em qualquer lugar do mundo. A história é centrada em Ishaan Awasthi, de 8 ou 9 anos de idade, que sofre com dislexia, dificuldade de aprendizado e, pior, incompreensão. O filme contrasta o mundo massificante orientado para o capitalismo com a valorização do indivíduo, com suas diferenças, virtudes e defeitos.

Incapazes de lidar com o “filho problema”, os pais de Ishaan resolvem matriculá-lo num colégio interno. Ali o garoto se fecha ainda mais em seu mundo depressivo. Com saudades da família e oprimido por professores insensíveis, o menino começa a “morrer” aos poucos.

Mas tudo muda quando um professor de arte substituto chega ao colégio e percebe que há algo de errado com Ishaan. Tem início, então, a aventura de “ressuscitar” o garoto que, na verdade, se revela um gênio da pintura.

( Fonte: Michelson Borges )


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

POESI@ NA REDE

 Na semana passada, dia 05, realizou-se, em grande estilo, o Concurso de Poesia no auditório da Educação. Emocionei-me muito. Ver alunos e alunas falando de amor, de recomeço, de vida, de lutas..., deixando a poesia tomar conta da alma e espalhar-se pelo ambiente, é emotivo. Confesso que chorei por várias vezes. E o que falar dos pequeninos declamadores? Excelentes... Preparar os alunos para declamar é uma tarefa difícil, mas ser jurada é muito mais.
Recordei-me, ao fazer esta postagem, do concurso de 2011, quando fui convidada a declamar um poema, auxiliada no violão pelo amigo Héber. Escolhi o poema/canção de Osvaldo Montenegro, METADE. Além de músico e cantor excepcional, é um compositor admirável. Assistam no youtube ao vídeo com o poema sendo declamado pelo próprio Osvaldo.
Espero que curtam e gostem.

Metade   

  Oswaldo Montenegro

Que a força do medo que tenho
Não me impeça de ver o que anseio
Que a morte de tudo em que acredito
Não me tape os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito
Mas a outra metade é silêncio.

Que a música que ouço ao longe
Seja linda ainda que tristeza
Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada
Mesmo que distante
Porque metade de mim é partida
Mas a outra metade é saudade.

Que as palavras que eu falo
Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor
Apenas respeitadas
Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos
Porque metade de mim é o que ouço
Mas a outra metade é o que calo.

Que essa minha vontade de ir embora
Se transforme na calma e na paz que eu mereço
Que essa tensão que me corrói por dentro
Seja um dia recompensada
Porque metade de mim é o que eu penso
 mas a outra metade é um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste,
 e que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.
Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso
Que eu me lembro ter dado na infância
Por que metade de mim é a lembrança do que fui
A outra metade eu não sei.

Que não seja preciso mais do que uma simples alegria
Pra me fazer aquietar o espírito
E que o teu silêncio me fale cada vez mais
Porque metade de mim é abrigo
Mas a outra metade é cansaço.

Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Porque metade de mim é platéia
E a outra metade é canção.

E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

SUGESTÃO DE LEITURA



Novo livro de Dan Brown é 'pesado', mas vai agradar fãs, dizem críticos
“Inferno” inspira-se em Dante Alighieri, autor da “ Divina Comédia”.

 Bem, li todos os livros de Dan Brown, incluindo “ Ponto de Impacto” " A Conspiração" e “Fortaleza Digital”. “ Inferno” está no rol de livros que estou lendo. Concordo que seu começo é pesado, porém a capacidade de manter o leitor preso em sua trama é uma das características marcantes deste escritor.
Para quem gosta de aventura, muito suspense e de viajar por símbolos  e obras de arte, este livro, como a trilogia anterior, é uma grande opção.
                                                        
As primeiras resenhas de "Inferno", quarto livro da série de Dan Brown iniciada com "O código Da Vinci",  seguido pelo livro “ Anjos e Demônios” e  O Símbolo Perdido descrevem uma obra "pesada", mas que deverá ser avidamente devorada pelos fãs.
O personagem Robert Langdon, professor de Harvard especialista em símbolos, agora segue a trilha do poeta Dante Alighieri por Florença, Veneza e Istambul, numa corrida contra o tempo para salvar o mundo de uma praga artificial.
Janet Maslin disse no "The New York Times" que o romance tem um começo acidentado, que parece prenunciar problemas para a franquia de Brown, mas que depois se recupera." Para grande alívio de quem gosta dele, Brown acaba não só deixando uma trilha de migalhas das pistas sobre Dante [este, afinal de contas, é ‘Inferno'], como também jogando jogos com o tempo, os gêneros, a identidade, atrações turísticas famosas e a medicina futurista", escreveu.
No "Independent", Boyd Tonkin disse que o romance é "pesado, mas inteligente". Ele observa que a trama é uma das mais batidas da ficção – o cientista maluco que ameaça o mundo com uma máquina apocalíptica.
Os críticos disseram que os mistérios sombrios, os códigos enigmáticos e o turismo histórico presentes em "Inferno" irão deleitar os devotos do romancista norte-americano, mas observaram que alguns trechos parecem mais compatíveis com um roteiro de Hollywood do que com um romance.
Livrarias disseram que, a julgar pelas encomendas  do pré-lançamento, "Inferno" deverá ser o livro mais vendido do ano.
( Fonte:   g1.globo.com )

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ASSISTA: VALE A PENA!

RENATO RUSSO: " UMA POESIA SEMPRE  JOVEM!


Tive o privilégio de morar em Brasília por um curto período no ano de 1986. A Capital Federal realmente é encantadora. O que eu não soube aproveitar foi os primórdios da Banda Legião Urbana, de quem me tornei fã incondicional anos depois. Renato Russo, para mim, é um dos maiores poetas de todos os tempos.
                                                                      
Os filmes Somos tão JovensFaroeste Caboclo, que  " levaram mais de 3 milhões de espectadores aos cinemas, demonstrou que a vida e a obra do  cantor e compositor continuam a ser motivos de inspiração até para quem não sabia ler ( ou nem sequer havia nascido) quando Renato Russo morreu. Um ícone cultural jovem que os dois filmes ajudam a conhecer melhor.
Somos tão Jovens opta por um recorte delimitado da trajetória de Russo, ao fazer a crônica do seu período de formação, em Brasília, na virada dos anos 1970 e 1980.  [...] Vemos o nascimento de um poeta, sob influência de diversas referências musicais, literárias e cinematográficas.
No filme, o caldeirão que moveu sua criatividade inclui aspectos das gerações que viveram no exterior e foram jovens, na capital do país, sob a ditadura. Esse cenário emoldura Faroeste Caboclo, baseado em uma das mais ambiciosas canções de Russo, com 168 versos e mais de 9 minutos de duração. [...]Sob a inspiração de Bob Dylan, a canção narra a trajetória de um nordestino que se envolve no tráfico de drogas em Brasília. [...] O filme demonstra os versos expandindo em duas horas de trama, a criação de  personagens e a materialização de cenas que são narradas na canção e erguer outras do nada. A música de Russo funciona como matriz do filme" e encanta.
( RIZZO, Sérgio. Revista Língua,ano 8, nº 84, ago2013)

Por isso, vale a pena ouvir as músicas deste poeta e assistir aos filmes.